Tuesday, April 22, 2008

Sala Verde Eco Educação vg

Solenidade premia estudante autor da logomarca de projeto ambiental

Robson Silva
Paula Peres
Smec/VG

O projeto “Agenda Sócio Ambiental e Cultural” idealizado pela Secretaria Municipal de Educação e Cultura (Smec/VG) já tem sua logomarca. Produzida pelo aluno do 8º ano da EMEB “Advogado Osmar Milan Capilé” (assentamento Sadia III), Marcos Antônio Silva, 16, ela alerta para a importância da preservação ambiental ao mundo. A solenidade de apresentação da logomarca e de premiação do aluno ocorreu no Centro Profissional em Artes – Abrassa, em Várzea Grande.

“Levei quase duas horas para produzir o desenho em sala de aula mesmo. Quando eu estava desenhando pensei na degradação do meio ambiente. Mas, ainda tenho esperança que o homem - que se diz um ser racional -, tenha consciência e passe a cuidar da Terra que é a nossa casa”, explica o estudante Marcos Antônio. Residindo e estudando na zona rural de Várzea Grande, conta ser comum ver pessoas fazendo queimadas e desmatando áreas próximas a sua casa.

Em seu trabalho, o garoto simboliza a esperança de um mundo melhor por meio de uma semente que brota do centro de um globo terrestre. “Se plantarmos coisas boas, nossa vida se torna melhor”, completa Marcos.

O secretário municipal de Educação e Cultura, Elismar Bezerra, destacou a importância da participação de cada cidadão nas questões relativas ao meio ambiente. “É de nossa responsabilidade exigir dos poderes constituídos ações efetivas de combate à degradação do meio ambiente. Enquanto cidadãos temos o direito e o dever de vivermos em um espaço saudável. Que as lições aprendidas com o projeto sejam referência na vida de cada um desses jovens”.

No encerramento do evento, os alunos da Rede Municipal protagonizaram apresentações de dança, teatro, paródia, música e poesia. Todas tiveram por tema a importância de se preservar o meio ambiente. No local, as unidades de ensino puderam expor um pouco dos trabalhos desenvolvidos dentro e fora da escola como, por exemplo, a horta orgânica (EMEB “Advogado Osmar Milan Capilé”) e a passeata contra poluição e conservação das águas (EMEB “Rita Auxiliadora Cunha”).

A ESCOLHA - De acordo com a coordenadora do projeto “Agenda Sócio Ambiental e Cultural”, Tereza Cunha, desde o início do ano letivo as 23 escolas que ofertam as séries finais do Ensino Fundamental (6º ao 9º ano) vem desenvolvendo ações que tem por tema o meio ambiente. Quanto à escolha da logomarca para representar o projeto, 11 unidades inscreveram os trabalhos de seus alunos.

Os estudantes deveriam, por meio de desenho, caracterizar a atual situação do meio ambiente em Mato Grosso e no mundo. Foram analisados os seguintes critérios para a escolha do trabalho que será, a partir de amanhã, símbolo do projeto: criatividade, originalidade, impacto visual, coerência com o tema e desenho adequado à idade do participante.


Fotos Adicionais (clique para baixar a original)
Créditos: Robson Silva







Todas as matérias e fotos podem ser reproduzidas, desde que citadas as fontes.

No comments: